quarta-feira, 21 de abril de 2010

Foto:
Frank Decker


BALAIO PORRETA 1986
n° 2998
Rio, 21 de abril de 2010


UM GRANDE HERÓI BRASILEIRO?
Frei Caneca.
Outro grande herói? Zumbi dos Palmares.
Mais um? Luiz Maranhão.

Um santo guerreiro? Glauber Rocha.
Uma líder feminista? Berta Lutz.
Uma heroína? Iara Iavelberg.


/UM CONDENADO À MORTE\
Barão de Itararé
(1955)

O juiz aproxima-se do condenado à morte e pergunta-lhe
qual a sua última vontade.

- Ah, senhor juiz. É ver os meus netos.

- Como? Pelo que estou informado, o senhor não é casado,
nem tem filhos.

E o réu, calmamente:

- Está claro que não, mas posso procurar uma noiva, casar-me, ter filhos e ver os meus netos. Agora, se o senhor deseja criar dfiiculdades, é outra coisa.


FEIRA DE CITAÇÕES BOROGODOSAS

[] O assombro é a causa de todo descobrimento.
(Cesare Pavese, 1908-1950)

[] A vida só pode ser compreendida olhando para trás:
mas só pode ser vivida olhando para a frente.
(Soren Kierkgaard, 1813-1855)

[] O desejo é a própria essência do homem.
(Baruch de Spinoza, 1632-1677)

[] Jamais sofri uma mágoa que uma hora de leitura não tenha curado.
(Montesquieu, 1689-1755)

[] A verdade é sempe mais importante que o dogma.
(Henry Lefebvre, 1905-1991)

[] A vida necessita de pausas.
(Carlos Drummond de Andrade, 1902-1987)

[] Maravilhar-se é o primero passo para o descobrimento.
(Louis Pasteur, 1822-1895)

12 comentários:

líria porto disse...

assinaria todas, principalmente montesquieu!

besos

Mme. S. disse...

"Citações borogodosas" é ótimo! beijos querido.

Jarbas Martins disse...

e viva kierkgaard

Unknown disse...

Pausa, muitas pausas. E aplausos às citações. Abraço.

nina rizzi disse...

"conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." mas o que é mesmo a verdade? como historiadora digo que não existe. como eu que não-me-sei digo a poesia.

eu me assombro de desejos e pausas.

um beijo e bom feriado.

Léo Santos disse...

Bah! Mas o cara é tri esperto hein... Querendo ver os netos! E é bem verdade, uma hora de leitura é como uma hora de viajem a um outro mundo! Voltamos sempre renovados!

Um abraço!

Eleonora Marino Duarte disse...

desde a lista de heróis até onde minha vista alcançou na lista de citações, fiquei com tudo, tudo mesmo!

um beijo, mestre!

Unknown disse...

Caríssimo Moacy, saudades.

Confira o novo espaço virtual da Aliança Francesa. www.afrnatal.com,
Lá você vai encontrar a programação dos Saraus e lançamentos de livros, além de outros eventos culturais. 28.04 desse mês haverá sarau com a poeta Marize Castro e uma exposição da obra da artista plástica Selma Bezerra (mãe de Elzinha Cirne).
Quando estiver por aqui num desses dias compareça. Será uma honra tê-lo por lá. Os saraus acontecem sempre nas últimas quarta-feiras de cada mês. Grande Abraço. Suely Magna

.maria. disse...

esse trem louco precisava de uma parada pra olhar a paisagem mesmo. tanta vista se perde em meio a velocidade, né?
beijos,

Meg disse...

Caro Moacy,

Não sei se Montesquieu hoje escreveria o mesmo... a leitura está a passar de moda, principalmente nas novas gerações.

Assino todas as citações...

Um cheiro

Unknown disse...

Alguma coisa legal na net

Unknown disse...

Até que enfim